sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Apóstolo Pedro e o número Três!

O Número três Relacionado à Vida do apóstolo Pedro 

I - A Vida do Apóstolo Pedro 

Pedro: que quer dizer rocha, (conforme pequena Enciclopédia), o equivalente em aramaico é Cefas. Cristo dá o nome, Pedro ou Cefas, a Simão para designar firmeza, (Jo 1.42). Quando Pedro mostrava fraco ou vacilante, Jesus dirigia-se a ele pelo nome original, Simão, antes do nome que significa Rocha, (Lc 22.31). 

II ? A Vida de Pedro com Relação ao Número Três. 

É notório nas Escrituras sagradas um simbolismo numérico. Com relação ao número três, este se mostra sob diversos aspectos, a começar por Deus Trino até culminar nos três dias em que Cristo esteve sepultado, porém, na vida de Pedro esta relação mostra-se por algumas maneiras em função da sua personalidade que vacilava entre a resolução obstinada e a momentânea covardia. Citamos abaixo alguns exemplos e suas respectivas referências de fatos da sua vida particular e do comentário citado: 

1) Pedro participava de uma sociedade de pescaria, cujo número de sócios em três, sendo eles, Pedro, Tiago e João (Lc 5. 9-10). 

2) Pedro participou do primeiro grupo de discípulos a ser chamado por Jesus, sendo o grupo em número de três, Pedro, Tiago e João (Lc 5. 10-11). 

3) Por três ocasiões Pedro assiste a Jesus. 

a) Assiste quando Jesus ressuscita a filha de Jairo (Lc 8.51). Este grupo é formado por três discípulos.
b) Assiste a transfiguração (Mt 17.1). Seis dias depois, toma Jesus consigo a Pedro e os irmãos Tiago e João e os leva ao monte em particular. Este versículo ou esta passagem nos fala da transfiguração, Jesus tomou a Pedro e a mais dois apóstolos e os levou consigo ao monte. Aqui vemos a relação do número três quanto ao versículo 4, que propôs a Jesus que se ele quisesse, Pedro ergueria ali três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés, ainda outra para Elias.
c) Assiste a Jesus no Getsêmani (Mt 26.36), novamente três discípulos e Pedro é um deles. 

4) Pedro negou a Jesus por três vezes (Mt 26.75). 

5) Por três vezes Jesus se dirige a Pedro para o interrogar: 

a) Quando confessa que Cristo é o Senhor (Mt 16.16)
b) Quando interroga sobre o tributo (Mt 17.27)
c) Quando Jesus interroga, se verdadeiramente o ama. Esta pergunta foi feita por três vezes (Jo 21.15). 

6) Pedro é repreendido por Jesus três vezes: 

a) Quando Jesus cita à respeito da sua crucificação e Pedro quer impedí-lo, Jesus o repreende: "Arreda-te satanás" (Mt 16.22)
b) Quando da lavagem dos pés dos discípulos. Pedro não quer deixar, Jesus lhe diz: "Se eu não lavar, não tens parte comigo" (Jo 13.8)
c) quando corta a orelha de Malco, Jesus lhe diz: "Não beberei eu do cálice que o Pai me deu?" (Jo 18. 10,11). 

7) Jesus aparece junto ao mar de Tiberíades a três discípulos sendo Pedro um deles (Jo 21.2) 

8) Pedro prega no dia de pentecoste e quase três mil almas se convertem (At 2.41). 

9) Após uma visão dada por Jesus, Pedro ouve uma voz que por três vezes lhe diz que não deveria fazer imundo o que Deus purificou (At 10. 11-16). 

10) Pedro menciona o nome de três patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó (At 3.13). 

11) Na epístola escrita por Pedro, ele cita por três vezes a frase: "Sede sóbrios e vigilantes" (1 Pe1. 13; 4.7; 5.8 ? RA) 

12) Três milagres na vida de Pedro nos primeiros dias da sua pregação: 

a) Cura de um coxo (At 3.8)
b) Revelação da mentira de Ananias e Safira (At 3.51)
c) Libertação milagrosa da prisão (At 5.17). 

13) Foi na hora nona (três da tarde) que Pedro e João subiam ao templo para oração (At 5.17) 

14) O número três não era um símbolo, servia para dar ênfase, repetindo a expressão três vezes, como se vê em (Is 6.3; Jr 7. 4) e enfim muitas partes da Bíblia. 

15) Em comum com os primeiros discípulos de Jesus, Pedro recebeu três chamadas distintas de seu Mestre: 

a) Primeiro para ser discípulo (Jo 1.40)
b) Segundo para acompanhá-Lo em Sua missão (Mt 4.19)
c) Terceiro para ser apóstolo (Mt 10.2) 

* Extraído do livro: Do Púlpito, a Palavra de Deus - do Pastor Daniel S. Acioli 

14 comentários:

  1. Nobre amigo e pastor Daniel Acioli,

    parabéns pelo blog. Vou orar para que Deus lhe dê tempo e condições de sempre mantê-lo recheados de ricas mensagens.

    Colocarei em meu blog um link para cá.

    Abraços e paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!

    obrigado mesmo, sinto-me honrado pelo estimulo e palavras.

    A recíproca é verdadeira.

    Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Pedro recebeu três Chaves (Mateus 16:19), para abrir, posteriormente o reino dos céus aos três povos conhecidos ( atos 1:8) Jerusalém-Judeia, Samaria, Confins da terra(gentios). Pedro foi participante na descida do Espírito Santo e no batismo em nome de Jesus nestes três povos. Judeus Atos 2:38-41. Samaria Atos 8:14-17. Gentios Atos 10:43-48. Incrível mesmo esse número três.
    A ordem: batizar em nome de três: Mateus 28:19 Pai, filho Espírito Santo; O cumprimento: o nome que é sobre todo o nome: Jesus Pedro abriu as três portas com as três chaves no nome daquele que é que era e que há de vir: Jesus (Pai, filho e Espírito Santo) único Deus e a vida eterna I João 5:20
    Pastor David Lopes demmey@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!!!

    Observações bem feitas!!

    Deus te Abençoe.

    Pr. Daniel

    ResponderExcluir
  5. muito bom este comentario feito sobre pedro,um homem sem cultura,indouto,inguinorante,mas com um chamado ,louvo o nome do senhor jesus que nos abril os olhos e nos mostrou que nao importa o nome e ele quem se encarega de fazer um nome na nossa vida,de pescador a apostolo,de inguinorante a sabio,de um ninguem jesus o fez alguem,assim como a mim e todos nos que cremos no nome santo de jesus.pr pedrogomes bsb.

    ResponderExcluir
  6. Estamos vivendo em 2010 em nossa igreja, simbólicamente um Ano Apostólico de Pedro. Ano da andar sobre as águas, de ver portas abertas e de receber a marca da primogenitura. Características estas que certamente fizeram parte do ministério apostólico de Pedro! Obrigada pela informações...
    No amor de Cristo,
    Pba. Adriana

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, não levamos em conta certas riquezas do Livro de Deus, como é rico de informações e apreendizado.

    ResponderExcluir
  8. Que Deus continue te usando com sabedoria. Achei muito interessante a relação do número 3 com a vida de Pedro. Poderia também acrescentar os 3 dias de Jonas, com relação ao número 3 na bíblia.

    PR. Eliazar - Ministério Celebrar BSB

    ResponderExcluir
  9. missionario eduardo -curitiba...otima visao do antes de depois da vida de Pedro...como talves seja nossas vidas,exatamente antes e depois das nossas conversoes..."antes" estamos ao lado de Jesus o tempo todo,mas O negamos mais de 3 vezes...apos....so bençaos...bençaoss...e bençaos....parabens pastor miss. eduardo 41 85035810

    ResponderExcluir
  10. achei o artigo sobre o apostolo Pedro interessante,Deus o Abencoe pelo artigo Robson Luiz Palotti

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor, muito bom o comentário Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Amo e adimiro o nosso Senhor Jesus e é claro amei esta palavra e que "palavra" sempre achei mesmo que havia algo a mais nessa questão do numeo tres mas fiquei mais surprieendida ainda significou muito pra mim me edificou bastante. Pr, pedi mais a Deus revelação pois sou faminta por conhecer mais de Pedro,pois nós a igreja de Cristo somos muito parecidos com este ser precisas nos preparar para nos parecer mais com suas qualidades que com seus defeitos e debilidades.Que a benção e o poder de nosso Senhor Jesus o Cristo seja sempre sob sua vida, familia e ministerio.É um prazer esta te conhecendo atraves dessa palavra,grata Rosi

    ResponderExcluir
  13. OBRIGADA DEUS, POR ESTA ORIENTAÇÃO E DIREÇÃO, SOU NOVA CONVERTIDA, ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE A VIDA DESSE APOSTOLO,E, NÃO TINHA UM RESUMO CONCRETO DESSA PASSAGEM BIBLICA,POIS AGORA VEIO O ESCLARECIMENTO NUM TODO, SOU NOVA CONVERTIDA NA ASSEMBLEIA DE DEUS.
    QUE DEUS O ABENÇÕE PELO O ESCLARECIMENTO. EVA

    ResponderExcluir
  14. AMEM. ACHEI INTERESSANTE,POIS NÃO PRESTEI ATENÇÃO NISSO,MAS AGORA VEJO VEJO QUE O NÚMERO TRÊS TEM TUDO HAVER NA VIDA DE PEDRO.

    ResponderExcluir

FACCIOSO E INSENSATO

FACCIOSO E INSENSATO        Textos: I Coríntios 1.1-31 INTRODUÇÃO:  A igreja em Corinto era, de todas as igrejas do Novo Testamento...